Páginas

domingo, 17 de abril de 2011

Bolo de morango


Ingredientes: 
11 colheres, de sopa, de manteiga ou margarina 
1 1/2 xícara, de chá, de açúcar 
3 ovos batidos 
1/2 colher, de chá, de essência de baunilha 
1/2 xícara, de chá, de farinha de trigo 
2 colheres, de chá, de fermento em pó 
3-4 colheres, de sopa, de leite 
450g de morangos cortados em 4 
2 colheres, de sopa, de açúcar 
1 1/2 xícara, de chá, de creme de leite para chantilly (nata) 
3 colheres, de sopa, de açúcar de confeiteiro 
1 colher, de chá, de essência de baunilha 
10 morangos inteiros para decorar 


Preparo: 

Unte uma forma refratária redonda, de 21 cm, forrando com papel-manteiga. 

Numa tigela grande, bata a manteiga e o açúcar com a batedeira em velocidade baixa, até obter uma mistura fofa e uniforme. Aos poucos, junte os ovos e a baunilha, batendo sempre. Adicione a farinha de trigo e o fermento, alternando com o leite e misturando cuidadosamente. A massa deve ficar com uma consistência de mingau. 

Despeje 1/3 da massa na forma untada. Colque-a sobre um píres (refratário) invertido, dentro do microondas (para elevar a forma um pouco). Asse em potência ALTA (100%) por 1 1/2 a 2 1/2 minutos, até não ficar marca na superfície do bolo quando pressionado de leve com um dedo. Tire do forno e deixe descansar por 5 minutos. 
Desenforme o bolo sobre uma grade e retire o papel-manteiga. Deixe esfriar completamente. Enquanto isso, unte e forre a forma outra vez e asse metade da massa restante. Repita mais uma vez a operação para obter ao todo 3 bolos. 

uma tigela à parte, junte o morango e o açúcar; mexa até dissolver o açúcar. Em outra tigela, bata o creme de leite com o açúcar de confeiteiro e a baunilha até obter um creme chantilly firme. Coloque um dos bolos num prato e cubra com 1/3 do chantilly. 

Espalhe metade do morango sobre o chantilly. Coloque o outro bolo sobre o morango. Cubra com outra camada de chantilly e com o restante do morango. Coloque o último bolo e cubra com o chantilly restante. 

Para servir: coloque um morango inteiro no centro do bolo. Corte os outros ao meio e espalhe ao redor da borda do bolo. Leve à geladeira ou sirva imediatamente. 

2 comentários: