Páginas

sábado, 23 de abril de 2011

BOLO DE MEL

ingredientes:
3 ovos separados
4 colheres de sopa de óleo
l xícara de açúcar
l xícara de mel
2 3/4 xícaras de farinha de trigo
l colher de chá de fermento
l colher de sódio de bicarbonato de sódio
l/2 xícara de café frio
l colher de chá de canela em po
l/2 xícara de nozes ou castanhas do Pará picadas

Bata as gemas e óleo. Acrescente o açúcar e o mel e bata muito bem. Misture a farinha com o fermento. Dissolva o bicarbonato de sódio no café. Adicione alternadamente a farinha e o café à mistura de mel. Junte a canela e mexa bem. 
Acrescente as nozes ou castanhas do Pará, as claras batidas em neve e despeje numa forma untada, de buraco no meio, de 25 cm de diâmetro. Asse em forno previamente aquecido a temperatura moderada l70 graus, durante l hora, mais ou menos. Ou até que, enfiando um palito, este saia limpo.

BOLO DE ABACAXI COM FAROFA DE CANELA

ingredientes:
l lata de abacaxi em calda cortado em pedacinhos
l/2 xícara de manteiga ou margarina derretida
l/2 xícara de açúcar
l/2 colher de chá de essência de baunilha
l ovo
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
2 1/2 colheres de chá de fermento em pá
1/2 xícara de leite
para a farofa
1/2 xícara de farinha de trigo
l xícara de açúcar
1/4 de colher de chá de canela em pá
l/4 de xícara de manteiga

Escorra o abacaxi e reserve l/2 xícara de pedacinhos do mesmo. Bata a manteiga ou margarina numa tigela pequena, juntamente com o açúcar e a essência de baunilha, até obter uma mistura lisa e fofo. Em seguida, adicione o ovo e bata bem. Peneire juntos a farinha de trigo e o fermento em pó e adicione à mistura de ovos alternadamente com o leite.
Mexa bem e adicione o abacaxi. Despeje a massa numa forma quadrada de 22,5 cm por 22,5 cm por 5 cm ou numa forma redonda com capacidade para l l/2 litro. Misture muito bem os ingredientes da farofa. Salpique a massa com a farofa de canela e manteiga enfeite com os pedacinhos de abacaxi que ficaram reservados. Asse em forno moderado l70 graus durante 45 a 50 minutos ou até que, ao enfiar um palito, este saia limpo. Sirva quente.

BOLO DE ABOBRINHA SEM LEITE

ingredientes:
l xícara de abobrinha ralada no ralo grosso
2 xícaras de açúcar mascavo ou comum
2 xícaras de água
l/2 xícara de manteiga
l xícara de uva passa, sem semente
l/2 colher de chá de noz moscada
2 colheres de chá de canela em pó
l/2 colher de chá de cravo em pó
3 xícaras de farinha de trigo
l colher de chá de fermento em pó
l/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
l xícara de castanha do Pará picadas

Numa panela, misture a abobrinha, o açúcar, a água, a manteiga ou margarina, a uva passa, a noz moscada, a canela e o cravo. Leve ao fogo até levantar fervura e cozinhe durante 3 minutos, mexendo sempre. Deixe esfriar e reserve. Peneire juntos a farinha de trigo, o fermento em pó e o bicarbonato, e adicione-os à mistura anterior, já fria. Acrescente as castanhas do Pará picadas e mexa bem. Asse em forno moderado l70 graus durante mais ou menos l hora, em forma de bolo inglês.

BOLO GELADO DE COCO

4 ovos
2 copos de farinha de trigo
2 copos de açúcar
8 colheres de sopa de caldo de limão ou laranja
1 colher e meia de sopa de fermento

Modo de Preparo:
Bater as gemas com o açucar e as laranjar/limão, juntar a farinha o fermento e as claras em neve. Levar ao forno pré aquecido para assar.

Para Cobrir:
1 vidro de leite de coco
1/2 litro de leite
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 pacote de 100gr. de coco ralado

Misture tudo, fure todo o bolo ainda quente e jogue o caldo por cima. Deixe um pouco do caldo na panela, adicione 2 colheres de maizena e cozinhe um pouco da mistura até virar um mingau jogue no bolo e polvilhe com coco. 

Bolo de Queijo


3 copos de polvilho

1 copo cheio de queijo de minas ralado

1 copo de leite
1 copo de oleo
3 ovos
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de café de sal 

Bater no liquidificador o leite, óleo, sal, polvilho e os ovos. Depois de batido acrescentar o fermento e bater Misturar o queijo ralado sem bater. Assar na forma de buraco no meio. 

BOLO DE ABOBRINHA E CASTANHA

ingredientes:
l xícara de óleo
2 xícaras de açúcar
4 ovos
3 xícaras de abobrinhas raladas no ralo grosso
l/2 xícara de castanhas do Pará picadas
2 xícaras de farinha de trigo
l colher de chá de fermento em pó
l colher de chá de bicarbonato de sódio
l colher de chá de canela em pó

Misture todos os ingredientes numa tigela até obter uma massa homogênea. Despeje numa assadeira untada de 22,5 cm por 27,5 cm e asse em forno moderado l70 graus até que, ao enfiar um palito no bolo, este saia limpo.

BOLO DE MÁRMORE

ingredientes:
3/4 de xícara de manteiga ou margarina
2 xícaras de açúcar
4 ovos
2 2/3 xícaras e farinha de trigo
4 colheres de chá de fermento em pó
l xícara de leite
120 g de chocolate meio amargo, picado
l colher de chá de cravo em pó
l/2 colher de chá de extrato de baunilha

Preaqueça o forno numa temperatura de l70 graus moderado. Bata a manteiga ou margarina com o açúcar, e adicione os ovos um a um, batendo sempre. Acrescente alternadamente a farinha misturada com o fermento e o leite, mexendo até que a mistura esteja lisa. Coloque l/3 da mistura numa outra vasilha e adicione o chocolate, a canela, o cravo e o extrato de baunilha, mexendo até misturar bem. Coloque camadas alternadas da massa branca e da massa com chocolate numa forma com buraco no meio, untada. Asse por uns 45 minutos.

BOLO DE CHOCOLATE E MEL


ingredientes:
l/4 de xícara de manteiga ou margarina amolecida
3/4 de xícara de açúcar
l/2 xícara de mel
l/2 colher de chá de extrato de baunilha
2 ovos separados
120 g de chocolate meio amargo derretido
2 xícaras de farinha de trigo
l colher de chá de fermento em pó
l/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
l/2 xícara de iogurte natural ou tradicional
l/2 xícara de leite escaldado e morno
para cobertura de açúcar:
2 xícara de açúcar de confeiteiro
l/2 colher de chá de extrato de baunilha
2 colheres de sopa de água

Bata a manteiga ou margarina com l/2 xícara de açúcar e o extrato de baunilha. Adicione as gemas e bata bem. Acrescente o chocolate já frio, misturado com o mel aos poucos. Junte então os ingredientes secos, alternadamente com o iogurte, e bata até ficar liso. Bata as claras em neve e adicione l/4 de xícara de açúcar aos poucos, batendo até ficar bem firme e lustrosamente. 
Acrescente esta mistura à massa de chocolate e mexa cuidadosamente. Adicione o leite escaldado morno e coloque em uma forma de buraco no meio untada. Asse em forno moderado l70 graus por uns 30 minutos. Enquanto esfriar, prepare a cobertura de açúcar de confeiteiro. Misture o açúcar, o extrato de baunilha e a água e mexa até ficar liso. Cubra o bolo imediatamente.

BOLO DE FRUTAS

ingredientes:
200 g de manteiga ou margarina
5 xícaras de farinha de trigo
6 ovos ( 3 com clara e 3 sem clara )
l colher de sopa bem cheia de fermento em pó

Misture bem os ingredientes da massa. Retire 3 colheres de sopa da massa e acrescente a ela 2 colheres de sopa de chocolate em pá. Misture bem. Unte uma assadeira. Forre-a com papel impermeável e unte este com bastante manteiga. Unte também os lados da assadeira. Coloque a metade da massa branca na assadeira. Descasque 2 ou 3 maçãs e corte em gomos de l cm. 
Corte 9 bananas prata maduras ao comprido e pique 200 g de ameixas pretas em calda. Junte l00 g de passas. Coloque a metade destas frutas sobre a massa, na assadeira. Polvilhe com um pouco de açúcar e canela. Cubra com rolinhos da massa de chocolate. Em seguida coloque a outra metade da massa branca. Finalmente, cubra com as frutas restantes. Leve ao forno previamente aquecido para assar.

BOLO DE LARANJA E AMEIXA PRETA

ingredientes:
l xícara e manteiga ou margarina
4 ovos
l colher de chá de bicarbonato de sódio
l/2 xícara de leite azedo
3 l/3 xícara de farinha de trigo
l/2 kg de ameixa preta sem caroço picada
l/2 kg de casca de laranja cristalizada picada
2 xícaras de castanhas do Pará picadas
l pacote de l00 g de coco ralado ( sem água )
l xícara de suco de laranja
2 xícaras de açúcar de confeiteiro

Bata muito bem a manteiga ou margarina e o açúcar. Junte os ovos, um de cada vez batendo bem. Dissolva o bicarbonato no leite azedo e acrescente à mistura anterior. Coloque a farinha numa vasilha grande e junte as ameixas, as laranjas cristalizadas e as castanhas, misture bem. Junte à mistura de manteiga juntamente com o coco ralado. 
Com a massa é compacta, misture com as mãos. Coloque numa assadeira de uns 32 por 22 por 5 cm, untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno moderado, l50 graus por umas 2 horas. Misture o suco de laranja com o açúcar de confeiteiro e despeje sobre o bolo quente. Deixe descansar na assadeira de um dia para o outro.

BOLO DE AIPIM

ingredientes:
3 xícaras de mandioca crua ralada
60 g de manteiga
3 ovos batidos
l xícara de leite de coco
l colher de chá de sal
açúcar a gosto
açúcar e canela

Junte l/2 xícara de água fervente à mandioca e passe por peneira para tirar um pouco da goma. Acrescente a manteiga, os ovos batidos, o leite de coco o sal e açúcar a gosto. 
Coloque numa forma de bolo untada e salpique levemente com açúcar e canela. Asse em forno preaquecido, quente, por 60 a 70 minutos. Deixe esfriar um pouco antes de retirar da forma.

Bolo esponjoso

1 xícara de farinha de trigo peneirada 
1 1/4 colher de chá de fermento em pó 
1/4 de colher de chá de sal 
4 ovos, claras e gemas separadas 
1 xícara de açúcar 
5 colheres de sopa de água fria 
1 colher de chá de casca de limão ralado 

Peneire juntos a farinha, o fermento e o sal. Bata as gemas até ficarem espumosas e leves. Junte aos poucos o açúcar e a água batendo bem e seguidamente. Junte os ingredientes peneirados e revolva sem bater. Bata as claras em neve e adicione à massa.

Torne a misturar sem bater. Coloque a casca de limão e misture. Coloque em fôrma untada e forrada com papel impermeável e asse em forno moderado por 20 minutos. Desenforme enquanto quente e depois de frio cubra com glacê.

domingo, 17 de abril de 2011

BOLO FOFO DE CHOCOLATE


2 l/2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
l/2 xícara de chocolate em pá
l colher de chá de bicarbonato de sódio
l/2 xícara de manteiga ou margarina
l l/4 xícara de leite
l colher de chá de baunilha
3 ovos
l colher de chá de fermento em pá

modo de fazer:
Aqueça o forno. Misture a farinha, o açúcar, o chocolate em pá e o bicarbonato numa vasilha grande. Adicione a manteiga ou margarina em temperatura ambiente ( tire da geladeira uns 30 minutos antes ). Junte o leite e a baunilha. Misture bem. Bata com a batedeira por 2 minutos, raspando os lados da vasilha. 
Acrescente os ovos e o fermento e bata mais 2 minutos. Coloque numa assadeira untada de uns 34 por 23 cm. Asse em forno moderado uns 50 minutos ou até que o bolo se solte um pouco dos lados ( ao se enfiar um palito, ele deve sair limpo ). Deixe esfriar por 5 minutos. Corte em quadrados, retire da assadeira e deixe esfriar bem.

BOLO DE MEL


ingredientes:
l kg de farinha de trigo
45 g de fermento para pão
l/2 de xícara de água morna
500 g de açúcar
50o g de melado
300g de manteiga ou margarina
l colher de chá de bicarbonato de sódio
l/2 colher de chá de sal
l/2 xícara de rum
50 g de amêndoas moídas
l/2 colher de chá de canela
l colher de chá de erva-doce
l/2 colher de chá de cravo
suco de duas laranjas

modo de fazer:
Amasse 200 g de farinha de trigo com o fermento dissolvido na água morna. Cubra a massa com um pano e deixe crescer em lugar protegido por umas 4 horas. Leve ao fogo o melado, o açúcar, a manteiga ou margarina, o bicarbonato e o sal. Aqueça até que a manteiga derreta e o açúcar dissolva. Retire do fogo. Junte a farinha restante, o rum, a canela, as amêndoas, as nozes, a erva-doce, o cravo e o suco das laranjas. Misture bem . Acrescente a massa de fermento e amasse bem. Acrescente a massa de fermento e amasse bem. Cubra e deixe crescer até que a massa fique esponjosa, de um dia para outro, de preferência. Aqueça o forno por uns l5 minutos antes de utilizá-lo. Coloque a massa numa assadeira untada. Asse por l5 minutos em forno quente, depois asse em forno moderado por mais l hora. Pode-se acrescentar frutas secas.

Bolo de Milho Verde


1 lata de milho verde (escorrida) 
100 g de manteiga 
1 copo de fubá (grande) 
3 ovos 
1 vidro pequeno de leite de coco 
1 colher (sopa)de fermento em pó 
2 xícaras (chá) de açúcar 

Modo de Preparo 
Misture todos os ingredientes e bata no liquidificador. Despeje em uma forma untada e leve ao forno por cerca de 30 min.

BOLO DE GOIABA COM REQUEIJÃO

ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo
3 1/2 colheres de chá de fermento em pó
3/4 de xícara de manteiga ou margarina
l l/2 xícara de açúcar
3 ovos bem batidos
3/4 de xícara de leite
l colher de chá de baunilha

Misture farinha e o fermento. Bata a manteiga. Junte o açúcar aos poucos batendo bem. Junte os ovos bem batidos e bata mais um pouco. Junte a farinha com o fermento alternadamente com o leite batendo bem. Junte a baunilha. Coloque a mistura em duas formas redondas de uns 22 cm de diâmetro untadas e polvilhadas com farinha. 

recheio:
2 vidros de requeijão
l xícara de doce de goiaba cremoso

modo de fazer:
Asse o bolo em forno moderado uns 40 minutos ou até que enfiando um palito ele saia limpo. Deixe esfriar, desenforme. Misture o requeijão com o doce de goiaba. Cubra um dos bolos com um pouco de recheio. Coloque outro bolo por cima e cubra tudo com a mistura.

BOLO DE FRUTAS

Ingredientes:
2 1/2 xícara. (chá) de farinha. de trigo
1/2 xícara. (chá) de maizena
1 xícara. (chá) de manteiga
2 xícara. (chá) de açúcar
1 xícara. (chá) de leite
3 gemas
3 claras em neve
1 col. (sopa) de fermento
1 col. (sopa) de passas
1 col. (sopa) de frutas cristalizadas
1 cálice de rum

Modo de Fazer:
Deixe as passas e as frutas cristalizadas de molho no rum por algumas horas. Bata a manteiga c/ o açúcar. Junte a gemas, o leite e mexa bem. Acrescente a farinha., a maizena e o fermento. Misture as claras em neve, delicadamente. Tire as frutas do rum, escorra-as, passe na farinha. e junte à massa. Mexa ligeiramente e asse em forma untada.

BOLO DE MELADO

ingredientes:
2 3/4 xícaras de farinha de trigo
l l/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
l colher de chá de canela em pó
l colher de chá de cravo em pó
l colher de chá de gengibre em pó
l/4 de colher de chá de noz-moscada em pó
l/2 xícara de manteiga ou margarina
2/3 de xícara de açúcar
l ovo
2/3 de xícara de melado
l l/4 xícara de água fervendo

modo de fazer:
Aqueça o forno. Misture a farinha com o bicarbonato de sódio e as especiarias. Bata a manteiga ou margarina até que fique cremosa. Junte o açúcar aos poucos, batendo bem. Junte o ovo e bata novamente. Junte o melado e a água fervente e adicione aos poucos a farinha com as especiarias, batendo sempre. Despeje numa forma ligeiramente untada assadeira pequena e asse por 40 ou 45 minutos, ou até que o bolo solte dos lados da assadeira. Deixe esfriar na forma. Para servir, corte em quadrados grandes. Se desejar, sirva com sorvete de creme.

BOLO ECONÔMICO

Ingredientes:
2 col. (sopa) de manteiga
2 gemas
2 claras em neve em ponto de suspiro
2 xícara. (chá) de açúcar
2 xícara. (chá) de farinha. de trigo peneirada
1 xícara. (chá) de leite
1 col. (sopa) de fermento em pó
1 col. (chá) de gotas de baunilha

Modo de Fazer:
Bata a manteiga c/ o açúcar e as gemas até formar um creme claro e fofo. Junte a farinha. e o fermento, a xícara. de leite e, por último, as claras em neve, mexendo delicadamente. Assar em forma untada e enfarinhada.

OBS: Querendo mudar o sabor, acrescentar chocolate em pó, ou substituir o leite por suco de laranja, suco de limão, Coca-Cola, etc.

BOLO DE AMEIXA PRETA

ingredientes:
400 g de ameixa preta seca em lata
3/4 de xícara de manteiga
l xícara de açúcar
3 ovos
l 3/4 xícara de farinha de trigo
l colher de chá de bicarbonato de sódio
l l/2 colher de chá de canela em pó
l/4 de colher de chá de cravo em pó
l/4 de colher de chá de noz-moscada ralada
l/3 de xícara de leite azedo

modo de fazer:
Cubra as ameixas com água fervente. Deixe descansar por 30 minutos. Escorra bem. Retire os caroços. Pique as ameixas e meça l xícara. Bata a manteiga com o açúcar. Junte os ovos um a um batendo bem. Misture a farinha, a canela, o bicarbonato, o cravo e a noz-moscada. Junte à mistura de amanteigada alternadamente com o leite azedo batendo bem. Acrescente a ameixa preta picada. Despeje numa assadeira pequena. Asse em forno moderado ( l70 graus ) por mais ou menos l hora e meia. 

BOLO INVERTIDO DE ABACAXI

l xícara de açúcar mascavo ou comum
l/2 xícara de manteiga ou margarina
l lata de abacaxi em calda
2 colheres de sopa de nozes ou castanha de caju
l xícara de farinha de trigo
l colher de chá de fermento em pó
l/8 de colher de chá de sal
3 ovos separados
l xícara de açúcar
5 colheres de sopa de suco ou caldo de abacaxi

modo de fazer:
Derreta a manteiga na forma de 24 cm de diâmetro e junte l xícara de açúcar. Arrume as rodelas de abacaxi na forma, colocando no meio de cada uma delas uma noz ou uma castanha de caju. Bata as gemas até ficarem espumosas, adiciono l xícara de açúcar aos poucos. Junte o caldo de abacaxi e a farinha de trigo, o sal e o fermento em pó peneirados.Em seguida, acrescente as claras batidas em neve. Misture delicadamente. Coloque a

mistura por acima das rodelas de abacaxi. Asse em forno baixo ( l50 graus ) por 30 a 35 minutos. Vire num prato. Se desejar, enfeite com creme de leite batido em chantilly, usando um saco de confeiteiro. Dá 9 porções.

BOLO DE FUBÁ COZIDO

Ingredientes
2 ½ xícaras de chá de açúcar
5 copos de água
1 colher de sobremesa de erva-doce
2 ½ xícaras de chá de fubá mimoso
1 xícara de chá de leite
100 gramas de manteiga
4 a 5 ovos
1 colher de sobremesa de sal

Modo de preparar
Derreter a manteiga. Juntar ao fubá, ao sal e à água. Levar ao fogo e cozinhar, mexendo até formar um angu. Esfriar um pouco. Bater ligeiramente os ovos e juntar o leite. Misturar tudo bem. Pôr num tabuleiro untado e assar até corar. Depois de frio, cortar em quadrados.

Bolo de cenoura

Ingredientes:
2 xícaras de açúcar 
2 xícaras de farinha de trigo
4 ovos
1 colher (sopa) de fermento
1 xícara de óleo
3 cenouras


Colocar as cenouras picadas, ovo e o óleo no liquidificador. Bater. Depois despejar a massa na forma, acrescentar farinha de trigo, açúcar e fermento. Mexer com uma colher de pau até formar bolhas. Levar ao forno médio por trinta minutos. 

Bolo de Mandioca II


Ingredientes: 
2 ovos inteiros 
1 K de mandioca 
1 coco natural
açúcar a gosto
uma pitada de sal
1 colher (sopa) de margarina.


Modo de Fazer: Rale a mandioca e o coco. Depois, misture todos os ingredientes. Unte a forma com margarina e despeje a massa. Asse em forno médio aquecido

Bolo de morango


Ingredientes: 
11 colheres, de sopa, de manteiga ou margarina 
1 1/2 xícara, de chá, de açúcar 
3 ovos batidos 
1/2 colher, de chá, de essência de baunilha 
1/2 xícara, de chá, de farinha de trigo 
2 colheres, de chá, de fermento em pó 
3-4 colheres, de sopa, de leite 
450g de morangos cortados em 4 
2 colheres, de sopa, de açúcar 
1 1/2 xícara, de chá, de creme de leite para chantilly (nata) 
3 colheres, de sopa, de açúcar de confeiteiro 
1 colher, de chá, de essência de baunilha 
10 morangos inteiros para decorar 


Preparo: 

Unte uma forma refratária redonda, de 21 cm, forrando com papel-manteiga. 

Numa tigela grande, bata a manteiga e o açúcar com a batedeira em velocidade baixa, até obter uma mistura fofa e uniforme. Aos poucos, junte os ovos e a baunilha, batendo sempre. Adicione a farinha de trigo e o fermento, alternando com o leite e misturando cuidadosamente. A massa deve ficar com uma consistência de mingau. 

Despeje 1/3 da massa na forma untada. Colque-a sobre um píres (refratário) invertido, dentro do microondas (para elevar a forma um pouco). Asse em potência ALTA (100%) por 1 1/2 a 2 1/2 minutos, até não ficar marca na superfície do bolo quando pressionado de leve com um dedo. Tire do forno e deixe descansar por 5 minutos. 
Desenforme o bolo sobre uma grade e retire o papel-manteiga. Deixe esfriar completamente. Enquanto isso, unte e forre a forma outra vez e asse metade da massa restante. Repita mais uma vez a operação para obter ao todo 3 bolos. 

uma tigela à parte, junte o morango e o açúcar; mexa até dissolver o açúcar. Em outra tigela, bata o creme de leite com o açúcar de confeiteiro e a baunilha até obter um creme chantilly firme. Coloque um dos bolos num prato e cubra com 1/3 do chantilly. 

Espalhe metade do morango sobre o chantilly. Coloque o outro bolo sobre o morango. Cubra com outra camada de chantilly e com o restante do morango. Coloque o último bolo e cubra com o chantilly restante. 

Para servir: coloque um morango inteiro no centro do bolo. Corte os outros ao meio e espalhe ao redor da borda do bolo. Leve à geladeira ou sirva imediatamente. 

Bolo de laranja II

3 laranjas medias
1 copo óleo
3 ovos
3 copos de farinha de trigo
2 copos de açúcar
1 colher de fermento

MODO DE FAZER: bater os 3 primeiros ingredientes no liqüidificador. Depois coloque em uma bacia e misture com os outros ingredientes. Leve ao forno pré-aquecido em uma assadeira untada.

Bolo Inglês


Ingredientes
800 gramas de passas brancas e pretas
300 gramas de margarina
2 colheres de sopa de melado
200 gramas de açúcar mascavo
meio copo de cherry brandy
2 colheres de chá de bicarbonato
550 gramas de farinha de trigo
1/4 de colher de chá de fermento em pó
250 gramas de frutas cristalizadas
4 ovos
2 colheres de chá de especiarias (canela, cravos, noz moscada, gengibre moídos)

Primeiro unte uma forma média e forre com papel impermeável. Depois misture numa panela as passas, a margarina, o melado, o açúcar mascavo, o cherry brandy e o bicarbonato. Leve ao fogo mexendo de vez em quando até ferver. Diminua então o fogo, cozinhe por quinze minutos e depois deixe esfriar. Enquanto isso misture, peneirando, a farinha, o fermento e as especiarias e acrescente as frutas cristalizadas. Depois junte a mistura da panela, já fria, à mistura de farinha e aos ovos, alternando. Mexa bem e leve prá assar por um período de uma hora e meia a duas horas. Quando o bolo estiver frio, desenforme e embale primeiro com papel alumínio e depois com filme plástico. 

Bolo de Café e Ameixa Preta


2 ¼ de xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
½ xícara de açúcar
½ xícara de nozes picadas
¾ xícara de ameixa preta picada
1 xícara de Café (forte)
1 ovo ligeiramente batido
1 ½ colher (sopa) de manteiga derretida
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo
Numa tigela misture a farinha, o fermento, o açúcar, as nozes e a ameixa. Numa tigela pequena misture o Café o ovo e a manteiga. Acrescente à mistura de farinha e mexa bem. Coloque numa fôrma de bolo inglês de 24x10cm untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno pré-aquecido (200°C) por uns 40 minutos. Deixe esfriar, desenforme e polvilhe com o açúcar de confeiteiro.

Pão de Ló


Ingredientes:
- 6 ovos
- 7 colheres, das de sopa, de açúcar
- 6 colheres, das de sopa, de farinha de trigo
- 1 colher de fermento em pó

Modo de Preparo:
Bata em um prato, a gema com o açúcar até ficar bem desmanchado. Em uma tigela bate-se as claras em neve. A seguir junte as gemas com o açúcar na tigela que contém as claras em neve. Bata bem. 
Em seguida junte o fermento a farinha de trigo, colher por colher, sem bater misturando com um garfo a massa. Depois coloque numa forma, de canudo no meio, untada de manteiga e polvilhada com farinha de trigo.